Vantagens

Página Principal / Laparoscopia / Vantagens

Laparoscopia - Vantagens

A cirurgia laparoscópica, oferece uma série de vantagens sobre a cirurgia convencional.  Vem sendo aprimorada constantemente com novos aparelhos e pinças resultando em um melhor cuidado ao paciente cirúrgico.
Trata-se de uma via de acesso cirúrgica minimamente invasiva que tem os benefícios de menor trauma cirúrgico, menor sangramento intra-operatório, menos dor pós-operatória, diminuição da quantidade de analgésicos após a cirurgia, recuperação pós-operatória mais rápida com retorno precoce às atividades habituais e ao trabalho, e melhor efeito estético.
Outra do procedimento invasivo é a redução da taxa de infecção. Isto ocorre porque os tecidos intra-abdominais não são expostos ao ar ambiente durante longos períodos de tempo, como ocorre quando o abdome é aberto em cirurgias tradicionais.
A laparoscopia exige, para a sua realização, a necessidade de treinamento especial dos cirurgiões para a realização de procedimentos cirúrgicos mais complexos. Mesmo cirurgiões experientes e habilidosos em técnicas cirúrgicas abertas necessitam de treinamento especial para transferir todas as suas habilidades cirúrgicas para a técnica laparoscópica.

As vantagens da laparoscopia sobre a cirurgia convencional:

  • Menor dor no pós-operatório
  • Menor tempo de internação
  • Melhor resultado cosmético, com cicatrizes menores
  • Retorno mais rápido às atividades rotineiras
  • Menor índice de infecção de ferida cirúrgica

Praticamente todos os convênios cobrem este tipo de cirurgia e não implica em um custo muito maior.

É possível realizar quase todos os tipos de cirurgia das vias urinárias pelo método laparoscópico sendo considerado um avanço na cirurgia urológica.

Finalmente, a cirurgia laparoscópica não é uma cirurgia experimental. Ela já é realizada e a mais de 20 anos em grandes centros médicos do mundo inteiro.