Infecção - Próstata

Página Principal / Urologia / Próstata / Cirurgia Robótica / Infecção - Próstata

Infecção - Próstata

É uma inflamação ou infecção da próstata. A próstata produz sêmen, fluido que auxilia na nutrição e no transporte dos espermatozoides. A prostatite pode causar uma variedade de sintomas, como necessidade urgente e frequente de urinar, além de dor na região perineal ( entre a bolsa escrotal e o ânus) ou queimação durante a micção. É acompanhada de dor pélvica ou dos testículos.
A prostatite bacteriana aguda é acompanhada de febre, calafrios, sintomas parecidos com gripe, dor na próstata ou nos testículos, dor lombar, dor durante a ejaculação, dor ou queimação para urinar, urgência e frequência miccional. Este tipo de prostatite requer tratamento imediato. A prostatite bacteriana crônica tem sinais e sintomas de início mais arrastado que a anterior, que podem melhorar ou piorar durante o tempo. Os principais sintomas são: urgência; maior frequência miccional; dor no períneo;
A prostatite eleva o PSA e também dificulta a movimentação dos espermatozóides. Alguns hábitos podem prevenir a doença como: ingesta hídrica, limitar o uso de álcool, café e pimentas; urinar em intervalos regulares; e praticar atividade sexual regularmente.